Ações estratégicas do instituto superior politécnico em função do desenvolvimento local da província do Huambo
Palavras-chave:
Universidade, Educação Superior, desenvolvimento local, processos essenciais.Resumo
As possibilidades do desenvolvimento local estão radicadas na viabilidade de utilização do potencial de recursos endógenos e exógenos de um determinado espaço territorial. Os agentes de mudança que se devem encarregar de impulsionar este processo são tanto públicos como privados, sendo a universidade a que deve ter um rol protagónico para harmonizar e dinamizar o cumprimento deste fim. Ante uma realidade nacional angolana e de maneira particular na província do Huambo onde se localizam zonas de alta marginalização e pobreza, resulta pertinente fazer ações estratégicas que permitam o aperfeiçoamento da participação da universidade como gestor do desenvolvimento local, através da integração dos processos essenciais como via para fortalecer sua dinámica.
Referências
Aguilera, L. (2006). La Universidad del siglo XXI: una epistemología de la educación ante la sociedad del conocimiento. Edición Mario Nieves, México.
Contreras, J. (2011). Universidad, sociedad y desarrollo local. Revista Diálogos de saberes, No. 35 •Julio-Diciembre 2011 •pp. 59-82, Bogotá. Colombia.
Jornal de Angola (2018). Desenvolvimento local é discutido no Huambo. Localizado em:http://jornaldeangola.sapo.ao/economia/desenvolvimentolocal_e_discutido no_huambo.
Martínez, L. (2006). La Universidad como Agente de Desarrollo Local. Buenos Aires: Cuadernos de CLASPO-Argentina.
Natangue, F. (2013). La universidad y el desarrollo local. Caso de estudio provincia Benguela, Angola.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-07-06 (3)
- 2021-07-06 (2)
- 2020-01-12 (1)
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Evolua
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.