Critérios editoriais
A revista EVOLUA - RCE é uma publicação trimestral do Instituto Superior Politécnico da Caála, localizada-se no município da Caála, província do Huambo, Angola, para fins científicos. A sua principal missão é promover, impulsar e divulgar os resultados da investigação científica no campo das Ciências Técnicas, Sociais, Artes e Humanidades. Pertence ao grupo editorial do referido Instituto.
LINHAS GERAIS
- Os artigos submetidos para eventual publicação serão de natureza eminentemente científica; devido à natureza da revista. Artigos jornalísticos ou comentários gerais sobre qualquer tópico não serão aceites. Devem ser originais e não ter sido publicados antes, e não devem ser submetidos ao mesmo tempo a opinião em qualquer outra publicação.
- A recepção de um artigo não implica a sua aceitação para publicação.
- As colaborações são submetidas, em primeira instância, a uma opinião editorial, que consiste em verificar se o trabalho corresponde ao tema da revista e se está em conformidade com todas e cada uma das directrizes estabelecidas.
- As resoluções do processo de opinião são:
- Aceitar envio (aprovado para publicação sem alterações).
- São necessárias revisões (aprovadas para publicação quando se tiverem efectuado pequenas correcções).
- Reenviar para revisão (condicionada a alterações obrigatórias e uma nova avaliação).
- Reenviar a outro sitio (quando não corresponder ao perfil da revista).
- Rejeitar envio. Ver comentários (se anexa um arquivo com critérios mais amplos).
- Os resultados discordantes serão remetidos para um terceiro parecer, o qual será definitivo.
- As opiniões são definitivas.
- Os examinadores são os únicos responsáveis pela revisão das alterações feitas no caso de resultados sujeitos a nova apresentação.
- O limite de reenvio para um artigo é de três vezes, depois disso o artigo é rejeitado por exceder.
- O autor tem trinta dias de calendário para fazer correcções.
- O Comité de redação da editorial pode fazer a correcção de estilo e alterações editoriais que considere necessárias para melhorar o trabalho, sem alterar o seu conteúdo.
- Os processos de opinião são determinados pelo número de artigos na lista de espera. Os autores poderão acompanhar o progresso do seu trabalho no processo de revisão e edição através da web.
- O Comité de redação da editorial irá resolver qualquer caso imprevisto.
- Os números da revista serão compostos pelo número de artigos determinado pelo Comité de redação, a partir daqueles que no momento do fechamento da edição tenham a aprovação de pelo menos dois árbitros ou revisores. A fim de melhorar a composição temática, EVOLUA - RCE reserva-se o direito de pospor os artigos aceites.
- Os artigos devem ser carregados através da plataforma em ficheiro Word, fonte Arial 12 com espaçamento simples e em tipo de parágrafo em inglês (sem recuo na primeira linha).
- Os artigos serão submetidos a um processo de revisão por pares, sob o modo duplo-cego por dois membros do grupo de árbitros da editorial, composto por académicos de prestígio de instituições nacionais e internacionais; sempre externos à instituição de adscripção dos autores.
- As siglas devem ser definidas na primeira vez que apareçam no texto, na referência, em tabelas, quadros e gráficos. Por exemplo, no texto a primeira vez deverá escrever-se: Habilidade Generalizada Ler (Hagle).
- Os autores podem utilizar o material do seu artigo em outras obras ou textos por eles publicados, com a condição de citar a revista Evolução Científicos como fonte original.
- O número máximo de autores é três.
- A página do título do artigo deve incluir o nome completo do(s) autor (es) e a forma do autor (autor principal, co-autor ou colaborador), bem como o seu e-mail, código orcid e afiliação institucional.
REQUISITOS PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS
- O 60% DA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DEVE SER DOS ÚLTIMOS 5 ANOS.
- O título deve revelar a chave semântica do texto.
- A estrutura do artigo responderá a: introdução (que reflecte claramente os antecedentes do trabalho), desenvolvimento (organizado por títulos) e conclusões.
- Os autores devem incluir o seu endereço electrónico e o seu código orcid.
- O ou autor (es) deverão incluir, no final da primeira página, ao pé da página, uma breve síntese curricular com os seguintes elementos: grau académico e/ou científico mais elevado, categoria docente e/ou científica, instituição e departamento onde trabalha e país.
- As ilustrações (mapas, quadros, tabelas, gráficos e fotografias) serão as estritamente necessárias e devem ser auto-explicativas, sem ter de recorrer ao texto para a sua compreensão; serão colocadas no momento em que são mencionadas no texto. Não devem exceder 12,5 cm em LARGURA e 18,6 cm em COMPRIMENTO.
- A revista, por política editorial, reserva-se o direito de não publicar ilustrações que sejam demasiado grandes.
- Os artigos devem ter de 8 a 15 páginas (incluindo gráficos, tabelas, notas á pé e bibliografia), em tamanho carta, espaçamento simples, 6,0 pontos entre parágrafos, em fonte Arial 12.0, com letras maiúsculas e margens iniciais de 2,5 cm em cima, em baixo e no interior e 1,5 cm no exterior. Só serão aceites artigos com um máximo de três autores.
- O resumo deve conter informações concisas sobre o conteúdo (principais resultados, método e conclusões); não exceder 250 palavras (em português, espanhol e inglês).
- As palavras-chave do texto serão entre três e cinco (em português, espanhol e inglês).
- As notas ao pé devem estar no fim da página e não no fim do artigo, em letra Arial 10.0 pontos. Devem ser apenas explicativas, ou seja, devem servir para ampliar ou ilustrar o que é dito no corpo do texto e não para indicar as fontes bibliográficas, uma vez que é para isso que serve a bibliografia.
- As citações devem estar em conformidade com a norma APA6.
- A bibliografia incluirá as referências completas das obras dos autores citados no corpo do texto, sem acrescentar outras que não sejam citadas, e as auto-citações não devem exceder 30% do total. De acordo com a norma APA6, em ordem alfabética e cronológica, conforme o caso.