Engenheiro hidráulico: gestão em seu formação científica desde a disciplina química em Instituto Superior Politécnico do Huambo
Palavras-chave:
Formação, Formação científica básica, ação da atividade científica, Qualidade professionalResumo
A República de Angola nos últimos anos mostra um desenvolvimento notório do ensino superior. A criação de novos cursos e universidades, colocam a o país numa posição de privilégio diante dos desafios do desenvolvimento económico e social nos próximos anos. Perante essa realidade, a formação dos engenheiros hidráulicos em Huambo, deve responder há essas necessidades da época contemporânea. Definiu-se como objetivo instrumentais ações da atividade científica de perfil abrangente, que permitisse formar-lo desde a disciplina Química com uma sólida formação científica básica, com habilidades para a solução dos problemas maisgerais e frequentes da profissão. Incursiona-se uma investigação-ação- participativa com diferentes técnicas e métodos de investigação. Seu aplicação garantir qualidade professional compatível com os desafios da realidade nacional.
Referências
Baglan, S. M. (2012). A direção do trabalho científico na formação do bacharel na província Guantánamo no século XXI. Em Revista IPLAC janeiro – fevereiro. Havana, Cuba.
Bringas, J A. (1999). Proposta de modelo de planejamento estratégico universitária. Tese apresentada em opção ao grau científico de Doutor em Ciências Pedagógicas. Cidade de Havana,
Marconi, J. A. (2012). Gestão educativa. Curso 10: (Educational management). A Ceiba, Honduras, c.a. Disponível em http://www.monografias.com/trabajos94/gestion-educativa/gestion-educativa.shtml#ixzz2jKYAnPij. Consultado em agosto, 2 do 2018.
Pérez R, G. (2002). Metodologia da Investigação Educacional 1ra e 2da parte. Povo e Educação, Havana.
Plano de estudo dou Engenheria Hidráulica (2015). República de Angola
Vermelhas L, D. (2007). Gestão directoral e o clima institucionais em ás instituçoes educativas em Requena, Peru. Disponível em www monografia. com. consultado em março 2018.
Santiesteban, M. M. (2013). A gestão educativa de prevenção da violência universitária na formação inicial do profissional da educação. Tese apresentada em opção ao Grau Científico de Doutor em Ciências da Educação. Santiago de Cuba,.
UNESCO. (2014). Os docentes e a qualidade da educação: seguimento das necessidades mundiais para 2015. Disponível em: http://www.unesco.cl/esp/sprensa/noticias/prensa/. Consultado em 7 de janeiro de 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Evolua
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.